5 desafios para os negócios nessa crise da COVID-19

"Nada é permanente, exceto a mudança." Heráclito de Éfeso

À medida que a crise da COVID-19 continua impactando a todos, a pergunta sobre “quando vai passar?” vai dando lugar a “o que posso fazer para trabalhar e viver melhor?”. Aquela sensação de todo mundo em compasso de espera vai dando lugar à necessidade gritante de tentar retomar a vida e o trabalho.

Nossa situação atual é profundamente perturbadora. As imensas dificuldades enfrentadas pelas empresas podem gerar um desemprego numa escala nunca vista e isso certamente traria ainda mais problemas sociais do que os muitos que já temos.

Levando em conta as muitas conversas que tenho com clientes – empresários e diretores de empresas de todos os portes - levantei cinco atitudes práticas para nos ajudar a passar por essa crise:

1 – Agir e avançar


De todas as complicações trazidas com essa crise, talvez a mais angustiante seja a paralisia gerada pela incerteza, acarretando um excesso de análise e uma quase incapacidade de se fazer algo.

Atrasar as decisões levará apenas a mais problemas - e esses problemas exigirão mais decisões. Li um artigo esses dias onde o autor comparava o que estamos passando com uma guerra e em determinado momento disse que "nas forças armadas, não importa em que direção você escolhe se mover quando está sob um ataque de morteiro, desde que você se mova. As decisões nunca são definitivas pelo simples fato de que a mudança nunca é absoluta.”. Para sobreviver, é preciso se mover.

Divida o que você precisa fazer em etapas menores e, em seguida, resolva os problemas com base no nível de urgência deles. Depois de começar a tomar medidas proativas, você se sentirá mais no controle e mais confiante em sua capacidade de vencer as dificuldades, atuais e futuras.

2. Atenção à legislação


O cenário dos negócios está mudando rapidamente. Parece que o governo lança novos regulamentos que afetam os empresários quase todos os dias.

Para entender e seguir as novas leis e mudanças, os empresários precisam monitorar com atenção as notícias do governo local, estadual e federal. Mais importante, verifique se você está obtendo suas informações de uma fonte oficial, como um site do governo, um representante do banco, contador ou outros profissionais da sua rede.

Evite as fake news e busque informações pertinentes sobre saúde e segurança, dinheiro e impostos, benefícios, subsídios e muito mais.

3. Trabalhe seu equilíbrio emocional através de uma mentalidade saudável


Medo. Ansiedade. Desesperança. Todos nós experimentamos emoções intensas durante esses tempos. Quem é empresário ainda mais, pois além de si mesmo e a própria família, precisa se preocupar com seus funcionários e as famílias deles.

É bom tomar cuidado. Exagerar demais leva ao esgotamento e, se você chegar a esse estado, não poderá ajudar ninguém. É por isso que é imperativo que os empresários arranjem tempo para recarregar as energias e cuidarem de si mesmos. Quanto mais você conseguir encontrar a calma interior durante esta crise, maior será a capacidade de tomar decisões e liderar seus negócios.

4. Lidar com a sobrecarga de informações


Parece que a cada minuto somos inundados com uma avalanche incessante de informações sobre a COVID-19. Poder ter acesso às notícias é, sem dúvida, uma bênção, mas também pode ser um fardo. A sobrecarga de informação é algo muito real que ocorre quando há muita informação relevante sendo disseminada ao mesmo tempo.

Quando há um excedente de informações, tendemos a perder notícias importantes ou até a sucumbir a informações desinformadas potencialmente prejudiciais. Tome muito cuidado, pois as notícias falsas viajam mais rápido do que histórias verdadeiras nas mídias sociais.

Para entender todas as informações conflitantes existentes, os empresários precisam de um momento para recuar e avaliar se as informações que estão lendo são verificadas por fatos e de uma fonte confiável.

Também é bom definir um limite para você. Expor-se continuamente a notícias perturbadoras apenas aumentará a ansiedade. Tente verificar atualizações regularmente, mas assim que começar a se sentir sobrecarregado, faça uma pausa.

5. Direcione seu foco corretamente


Os empresários estão lidando com inúmeras preocupações no momento e é difícil saber onde priorizar tempo e recursos. Uma maneira de escolher é considerar o que é realmente importante para o seu negócio. Para a maioria de nós, esse é o nosso pessoal: funcionários, clientes, fornecedores, parceiros.

Sua primeira prioridade deve ser a segurança e o bem-estar de seus funcionários. Em seguida seria a comunicação com os clientes. Eles podem não estar em condições de comprar de você, mas ainda desejam ser atualizados sobre quaisquer alterações em suas operações. Isso vale para outras partes interessadas, para que saibam qual é o seu status e o que esperar daqui para frente.

Em seguida, divida o que você precisa fazer em etapas menores e priorize-as pela urgência. Não se esqueça de dar crédito a si mesmo por fazer o seu melhor agora.

A escala desta crise é sem precedentes, mas há um lado positivo. Quando vencermos essa pandemia teremos ampliado nosso senso de empoderamento pessoal e conquistado uma maior conexão com a nossa comunidade e com o que mais importa de fato.

Leia também